TESTE DAS FÁBULAS Forma Verbal e Pictórica: Adaptação e Ampliação das Fábulas de Düss – Kit Completo

É uma técnica projetiva para exploração da personalidade que se destina à avaliação dos complexos infantis e para estudo das resistências. Pode ser aplicado em crianças a partir de 3 anos e, eventualmente, a adolescentes e adultos (para fins de triagem de problemas emocionais). Aplicação pode ser individual ou eventualmente coletiva. Sem limite de tempo, leva em média de 15 a 20 minutos. Em sua versão verbal o teste é constituído de 10 fábulas ou estórias, finalizadas com uma pergunta, que a criança deve responder completando a estória. Nas fábulas, o herói, que pode ser uma criança ou um animal, encontra-se em determinada situação representativa de uma fase de desenvolvimento do inconsciente (oral, edipiana, etc). O examinador conta as fábulas, anota as respostas e faz um inquérito cuidadoso para aprofundar as respostas, quando for necessário. Em casos excepcionais a aplicação pode ser coletiva, solicitando aos sujeitos que respondam por escrito. A forma pictórica é composta por 12 pranchas, com ilustrações adequadas a cada uma das dez fábulas, que devem ser apresentadas ao sujeito junto com a forma verbal. Esta forma apresenta duas pranchas a mais que o número das fábulas pois há duas alternativas para a fábula 4, em função da idade, e duas para a fábula 8, em função do sexo. A versão pictórica é indicada entre 3 e 8 ou 9 anos de idade e a verbal, dessa idade em diante.
Kit Completo composto por: Manual, Pranchas para Aplicação e Protocolo de Aplicação.

OBSERVAÇÃO
Para adquirir este teste, você terá que assinar um termo de responsabilidade pois ainda não há parecer do Conselho Federal de Psicologia sobre a revisão de sua validade.

Esta entrada foi publicada em Avaliação Personalidade, Crianças, Teste e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.